Covid19

No dia 19 de março de 2020 a Pandemia chegou ao Litoral Norte Gaúcho, se antes desse dia tínhamos um olhar jocoso sobre a doença, mudamos nossas reações imediatamente. Em três dias os poderes públicos decretaram calamidade pública nacional, convocando a população há não sair de casa, apenas serviços essenciais continuam funcionando de modo reduzido.
O homework e o homeschool passaram de uma opção excêntrica à única alternativa possível. Enquanto o homework é bastante difundido entre as atividade intelectuais, ainda é preciso grande adaptação para atividades braçais, quiçá uma adaptação neste momento crítico nos proporcionará uma grande mudança na estrutura de trabalho. Já o homeschool criticado por muitos, mas adotados por tantos outros, passou à ser a única opção da noite para o dia, falta essa adaptação para crianças, entretanto para muitos pais que já cogitavam adotar o homeshooling para seus filhos, esta é a motivação que faltava para iniciar.
A situação está muito incipiente ainda, pode ser passageira e terminar logo, nos permitindo voltar à vida normal, ou pode durar meses, nos obrigando à mudanças em nossos estilos de vida. Essas mudanças devem afetar a todas as esferas de nossa vida, no domingo a o Estadão publicou um guia do trabalho remoto que pode subsidiar nossas adaptações à esta nova realidade.

2 comentários:

  1. Um ano depois do início da pandemia, não há previsão confiável de seu fim, várias vacinas desenvolvidas em tempo recorde estão sendo distribuídas para a população mundial, mais incertezas e desconfianças se multiplicam em nossas mentes, quiçá estejamos vivendo o maior embuste da nossa história, nunca a estatística foi tão questionável quanto em nosso tempo, sendo utilizada com maestria para sustentar toda sorte de opiniões que nos deixam em questionamento sobre a essência da própria realidade. (Postado em 9/mai/2021)

    ResponderExcluir
  2. Com a pandemia terminada (5/5/23, conforme a OMS), precisamos encontrar novas desculpas e culpados para todos os problemas e dificuldades do mundo, que potencializados pelo medo e pela incerteza, se acumularam sobre nossos ombros nesses três anos. Um olhar rápido ao nosso redor é mais que suficiente para perceber toda sorte de dificuldades novas impostas sobre nós, entretanto em grande medida são problemas superficiais, agigantados pelos oportunismos, que escondem suas reais raízes, são explorados com maestria pelos donos do poder. Os reais problemas sempre estiveram aí para serem tratados com muito esforço e trabalho, este (o trabalho), a única ferramenta real capaz de solucionar todas as mazelas da realidade, o qual foi deixado de lado nos últimos anos em defesa de algo que apenas o tempo será capaz de revelar o quão real ou falacioso o foi.

    ResponderExcluir